Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Sefaz atende microempresas

    Lei estadual, publicada hoje (sexta-feira) no Diário Oficial do Estado beneficia cerca de três mil pequenas e microempresas goianas que seriam excluídas pela Secretaria da Fazenda do Simples Nacional em 2010, a partir deste mês. Agora, as empresas têm prazo até o fim de janeiro para pagar seus débitos e evitar a exclusão do programa Supersimples, que dá vantagens às pequenas empresas para o pagamento dos impostos. A dívida de ICMS delas é de R$ 5,2 milhões.

    “É a última chance para as empresas acertarem suas contas até o ano passado”, diz o superintendente em exercício da Administração Tributária, José Magalhães Júnior. Outras três mil empresas que já foram autuadas, mas não receberam notificações, também foram beneficiadas. A lei 16.883 diz que o pagamento do tributo ou da penalidade pecuniária relacionados ao procedimento fiscal, efetuado antes do recebimento da notificação, afasta a exclusão do contribuinte.

    O pagamento poderá ser feito à vista ou parceladamente, mas a falta de quitação de qualquer parcela, implica exclusão do contribuinte do Simples Nacional. A exclusão também permanece em caso de prática reiterada da infração, nos termos da legislação tributária. As infrações são: venda sem emissão do cupom fiscal e inscrição na dívida ativa estadual.

    Outras medidas permitidas pela lei: a extinção do crédito tributário de ICMS constituído até 30 de novembro do ano passado cujo valor seja igual ou inferior a R$ 300,00 e a autorização ao secretário da Fazenda, Jorcelino Braga, para arquivar os autos do procedimento administrativo contra as microempresas que pagarem os débitos nos próximos 15 dias. A mudança atende pleito da Associação Comercial e Industrial de Goiás (Acieg) à Sefaz e a lei foi aprovada, recentemente, pela Assembleia Legislativa.

    • Publicações1385
    • Seguidores2
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sefaz-atende-microempresas/2053867

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)